Sunday, March 8, 2020

Atos de ódio contra a FOX

O Post a seguir foi originalmente elaborado em 2014, portanto está atualizado quando ao fato de que a Disney recentemente adquiriu a Fox.

Como todo nerd deve saber - ou pelo menos deveria - os direitos autorais para cinema dos X-men e do Quarteto fantástico estão atualmente com a Fox e não com a Marvel. Como bem sabemos foi um longo caminho para os filmes baseados em heróis nascidos na casa das ideias - e para o gênero filme de super-herói como um todo - adquirirem a massiva popularidade que tem hoje, sendo a MCU um verdadeiro fenômeno midiático sem precedentes na História do Cinema. 

Mas no inicio dos anos 2000 não era assim, e a Marvel vendia os direitos de seus personagens para grandes estúdios, se por um lado tivemos filmes seminais que marcaram época, como o "X-men- O filme" e "Homem-Aranha", os quais abriram caminho para outros do gênero, tivemos também algumas atrocidades entregues por este mesmos estúdios, como terceiro X-men e "O nem um pouco espetacular Homem Aranha 2".

O fato é que os filmes da MCU são hoje extremamente populares, a cultura nerd passou-se a confundir com a mainstream quando essas películas passaram a atingir a magnitude que tem hoje. Mesmo que muitos dos filmes da MCU tenhão uma qualidade simplesmente ridícula (Thor 2, Homem de Ferro 3) os fans da franquia são cegos a criticas e costumam sacralizar tais produções. Chega a ser curioso, afinal dos filmes recente da Fox, "X-men: Primeira classe" e "X-men: Dias de um futuro esquecido" demonstraram qualidade superior a maioria dos filmes da Marvel - a meu ver só não são melhores do que "Capitão América: O soldado Invernal", mas estranhamente não atingiram a mesma popularidade. Qual seria a razão para isso? Com certeza a resposta para está pergunta não está no singular, de maneira que é um conjunto de fatores complexos que levaram a tal fato, no entanto, talvez possamos apontar para alguns pontos relevantes, de modo que aparentemente a própria Marvel tem minado o potencial de venda da Fox. Dúvida, aqui vão alguns indícios disso:


A Marvel retirou a imagem dos personagens do Quarteto fantástico e dos X-men de muitos de seus produtos oficiais

A Marvel cancelou o tradicional titulo do Quarteto Fantástico
Isso em 2014, sendo que o filme do quarteto produzido pela Fox deve estrear em 2015. Mas você deve está pensando [ou não], e eu mesmo vou fazer o papel de advogado do diabo aqui, mas isso deve ser apenas coincidência, afinal o titulo dos X-men não foi cancelado... A resposta para isso é que os X-men são o segundo titulo mais popular da Marvel, perdendo apenas para o Homem-aranha, desse modo a editora não poderia abrir mão dos lucros oriundos da venda desses quadrinho, já o quarteto não vendia tão bem... PS.: O quarteto já foi um dos títulos mais populares, nos primórdios da Marvel, tanto é que chegou a ter um desenho animado produzido pela HB.



A Marvel não tem feito merchandising dos filmes dos X-men
Se você gosta de colecionar action figures tenho duas coisas para lhe informar, primeira:


Segunda, já deve ter reparado que apesar de haverem uma grande quantia de objetos baseados em versões cinematográficas dos vingadores, o mesmo não se pode dizer em relação aos filmes da Marvel. O próprio Rob Liefeld apontou isso em seu twitter:


A Marvel cancelou a série animada "Wolverine and the X-Men" sem motivo [aparente]
Isso em 2008, ano de estreia de "Homem de Ferro" - o primeiro filme da MCU.

A Marvel não introduz mais personagens novos nos quadrinhos dos X-men

Visto que, perante seu curioso contrato com a Fox, personagens introduzidos nos titulos dos X-men teriam seus direitos cinematográficos direcionados a Fox...


Mas, como nos ensina o sábio ditado popular tupiniquim Pau que dá em chico também dá em Francisco, de modo que a Fox também deu seu jeitinho brasileiro americano para de certa maneira prejudicar a Marvel, de modo que, quando o filme "X-men: Dias de um futuro esquecido " estava sendo filmado e os produtores tomaram ciência de que o personagem Mercúrio apareceria em "Era de Ultron", resolveram introduzir o personagem no filme em uma decisão de ultima hora, o roteiro original Juggernaut - sim, isso explica aquela frase do Wolverine dizendo que já conhecia Mercúrio, era para ser o Juggernaut...


No comments:

Post a Comment