Saturday, February 8, 2020

"Coringa" merece o Oscar? Um filme completamente superestimado.

O Oscar é um prêmio que perdeu muita relevância para mim, especialmente nos últimos anos, quando parece que uma agenda politica dominou a premiação e filmes medíocres começaram a abocanhar estatuetas unicamente por tocar a música politicamente correta.

Desse modo, a questão friamente técnica parece ser muito ofuscada por gente da industria do entretenimento se dando tapinhas nas costas em defesa de uma cultura politicamente correta muito questionável.

Não obstante, o filme mediocre até para os padrões da Marvel "Pantera Negra" fora recentemente indicado ao Oscar de melhor filme. Nessas horas vemos a agenda politica do Oscar agindo em sua forma mais desnuda e descarada.

"Coringa" (2019), foi indicado em 11 categorias na edição de 2020. O que é muito para um filme monumentalmente superestimado como este, adolescentes de 14 anos podem achar que esse alto número de indicações é merecido, mas convenhamos que pessoas adultas sabem que algo não cheira bem no reino da Dinamarca.



Evidentemente que poucos vão contestar uma indicação para o visceral Joaquin Phoenix, um ator notadamente muito dedicado em seu trabalho e acho que a sua indicação aqui é especialmente merecida, afinal é preciso ser um ator muito acima da média para tirar uma atuação de qualidade de um material tão raso que é o roteiro de "Joker" (2019).

Mas convenhamos que uma indicação para Todd Phillips - a mente genial por trás da trilogia "Se beber não case" - por melhor direção é algo completamente fora de lugar.

Claro que tantas indicações para "Coringa" não refletem a mesma agenda politica que impera nos bastidores da premiação e fora responsável pela indicação anteriormente mencionada de "Pantera Negra". 

A explicação é outra. 

Me parece que os organizadores do Oscar estão buscando maior sintonia com o público juvenil. 

Em todo caso, questões técnicas continuam sendo ofuscadas por outras que deveriam ser periféricas ou mesmo inexistentes. 

_______________________________________

Em tempo...

Recentemente o Sr. Phoenix, na premiação do BAFTA, criticou um hipotético racismo sistêmico na indústria. Me pergunta, o que espera Sr. Phoenix, que atores sejam nomeados levando-se em conta a cor de pele? 

Enfim,, suspeito que Phoenix esteja lançando uma dessas pra se enturmar na festa e dizer algo como "olhem para mim, eu também sou politicamente correto!".


No comments:

Post a Comment