Monday, January 20, 2020

Filmes perdidos

Um filme perdido é definido como aquele que nenhuma parte sua seja conhecida. Filmes podem ser perdidos por nenhuma cópia sua ter sobrevivido, as únicas existentes podem ter sido destruídas em incêndios em estúdios de cinema. 

Nos primórdios do cinema não havia preocupação coma preservação desta forma de arte, desse modo, estima-se que, dentre os filmes mudos, cerca de 90% estejam perdidos. "Estejam", porque o rótulo de filme perdido nem sempre é definitivo, isso porque a boa noticia é que tais filmes podem ser reencontrados, em coleções particulares ou esquecidos no sótão da casa de alguém, são então restaurados e recuperados para apreciação.

Existem algumas estatísticas ainda mais desanimadoras. A Film Foundation de Martin Scorsese afirma que "metade de todos os filmes americanos feitos antes de 1950 e mais de 90% dos filmes feitos antes de 1929 estão perdidos para sempre." Deutsche Kinemathek estima que 80-90% dos filmes mudos se foram e cataloga 3500 filmes perdidos.

Um estudo da Library of Congress afirma que 75% de todos os filmes mudos estão perdidos agora. Enquanto outros discutem se a porcentagem é tão alta, é impraticável enumerar qualquer um, exceto os mais notáveis. Por exemplo, apenas cerca de 200 dos mais de 500 filmes de George Méliès e 350 dos mais de 1.000 filmes de Alice Guy continuam existindo hoje.

Os filmes podem desaparecer por vários motivos. Um importante fator contribuinte é o uso comum do filme de nitrato até o início dos anos 50. Este tipo de filme é altamente inflamável, e tem havido vários incêndios devastadores, como o incêndio da Universal Pictures em 1924, o incêndio  da Fox em 1937 e o incêndio da MGM em 1965.

A seguir alguns exemplos de filmes perdidos. A maioria dos títulos da lista não possui nome oficial no Brasil, isso porque sequer chegaram a ser lançados no circuito comercial brasileiro.

Hiawatha, the Messiah of the Ojibway: Filmado em 1903, acredita-se que seja o primeiro filme de ficção produzido no Canadá. dirigido pelo cineasta pioneiro e diretor Joe Rosenthal, baseado no famoso poema de Henry Wadsworth Longfellow, A Canção de Hiawatha. De acordo com o Canadian Journal of Film Studies, foi o primeiro filme narrativo dramático a ser rodado no Canadá. 

Com meros 15 minutos de duração, Hiawatha foi consideravelmente mais longa do que as produções habituais de 1903, que raramente ultrapassavam três minutos. O subtítulo do filme foi The Passion Play of America

The Fairylogue and Radio-Plays: Primeira adaptação de The Wonderful Wizard of Oz/ O mágico de Oz e várias de suas sequencias. Mostrada apenas em roadshows como parte de uma apresentação de teatro ao vivo, a impressão foi decomposta e descartada.

Alias Jimmy Valentine: Este foi o primeiro filme da MGM com sequências de diálogos sincronizados. Também foi lançado como um filme mudo, que é igualmente perdido.

Heart Trouble: Do diretor Harry Langdon, foi seu ultimo filme mudo, recebeu pouca promoção nos Estados Unidos, com menos de 100 impressões. Há relatos de ter sido apresentado na Austrália em 1931. O pôster abaixo é um dos poucos materiais conhecidos atualmente, relacionados ao filme:


The Home Towners: Lançado em 1928, este é o terceiro filme totalmente falado produzido pelo famoso estúdio Warner Bros - hoje um verdadeiro gigante do entretenimento, que engloba os canais da turner e os quadrinhos da DC.

Do filme pouco se conhece, apenas que foi filmado em preto e branco e é uma comédia. Seu elenco e diretor também são conhecidos, principalmente graças a posters preservados, como este abaixo.


On Trial: Quarto filme completamente falado da Warner, lançado em 1928. Dirigido por Archie Mayo. O filme estrelado por Pauline Frederick, Lois Wilson, Bert Lytell, Holmes Herbert e Jason Robards. O filme é baseado na peça homônima da Broadway de 1914. Uma versão silenciosa do filme também foi lançada em 29 de dezembro de 1928. Graças ao fato de ser baseado em uma peça e de ter tido outras versões cinematográficas, seu roteiro é bem conhecido. Existe também um trailer sobrevivente do filme.


The Melody of Love: Lançado em 1928, é o primeiro filme falado da Universal, antes deste famoso estúdio lançar seus notáveis clássicos de terror falados na década de 1930, como o Drácula, estrelado por bela Lugosi. Este aqui é um romance, estrelado por Walter Pidgeon e Mildred Harris.

Historicamente significativo por ter sido o primeiro  filme 100% falado da Universal, a produção sofreu com um cronograma apertado de gravação.

Um fato muito curioso sobre esta produção é que o produtor Carl Laemmle só conseguiu alugar o sistema de gravação Fox Movietone sound-on-film por uma semana, tendo que ser filmado à noite enquanto o estúdio da Fox era fechado.

Women They Talk About: Filme parcialmente falado, lançado pela Warner em 1928. estrelado por Irene Rich.

The Argyle Case: Filme completamente falado, lançado em 1929. Baseado numa peça de  Harriet Ford e Harvey J. O'Higgins, que também virou filme anteriormente, em 1917.

The aviator: Lançado em 1929, dirigido por Roy Del Ruth.

Xù pán xī dong: Filme mudo, produzido na China em 1930, trata-se de uma sequência de outro filme, o qual também se acreditava estar perdido, porém foi redescoberto, em 2013.

An Elastic Affair: Curta metragem lançado em 1930, dirigido pelo mestre do suspense, Alfred Hitchcock.

Peludópolis: Produção argentina; primeiro filme de animação do mundo com som, usando um primitivo sistema de som no disco.

Lord Richard in the Pantry: Incluído na lista de 75 filmes mais procurados do  British Film Institute's - BFI.

Deadlock: Lançado em 1931, também consta na referida lista do BFI.

Alam Ara: Lançado em 1931, foi o primeiro filme sonoro indiano.

Charlie Chan's Chance: Sexto filme da franquia Charlie Chan, você talvez tenha visto um desses na tv à cabo, de madrugada, mas não este especificamente. 

Chikara to Onna no Yo no Naka: Essa vai para os Otakus de plantão, trata-se do primeiro anime falado. Dirigido por Kenzō Masaoka. produzido no Japão, em 1933.

Jail Birds of Paradise: De 1934, é o único filme perdido d'Os Três patetas.

Le avventure di Pinocchio: De 1936, foi planejado para ser o primeiro longa-metragem de animação da Itália, mas agora é considerado perdido; apenas o roteiro original e alguns quadros estáticos sobreviveram, abaixo um deles, com o personagem Gepeto.


Terang Boelan: Romance produzido em 1937 na Índias Orientais Neerlandesas, maior sucesso comercial desta extinta colônia.

Nad Niemnem: De 1938. Produzido na Alemanha, o regime nazista gostou do valor artístico do filme, mas não pôde permitir a exibição de uma imagem tão firmemente enraizada na história polonesa. Foi dublado e reeditado, mudando-o para um filme de propaganda pró-alemã. As três cópias restantes (de um total de 5) foram escondidas no inverno de 1939; Ainda assim, acredita-se que o filme esteja perdido.

King Kong Appears in Edo: Um filme japonês de kaiju (monstro gigante) que precedeu Godzilla por 16 anos. Foi provavelmente perdido durante a Segunda Guerra Mundial.

Secreto de confesión: Filmado em espanhol, foi perdido durante o bombardeio a Manila, na II Guerra Mundial.

The Good Old Days: De 1939.

Tebaatusasula: Lançado em 2010! É o filme mais recente da lista, sequência do filme Who Killed Captain Alex?, que ficou famoso na internet por ter sido alvo de um vídeo do youtuber I hate everything. Produzido em Uganda.

Prem Parbat: De 1973. Segundo o diretor do filme, a cópia original do filme há muito tempo se degradou a ponto de ser inutilizável.

Las Noches del Hombre Lobo: De 1968, o segundo de uma série de filmes com o personagem do conde Waldemar Daninsky, nunca foi exibido ou visto publicamente por ninguém, inclusive Naschy. Suspeita-se por alguns de ser uma hoax.

Batman Fights Dracula: Uma paródia filipina feita sem a permissão da DC Comics, que detém os direitos autorais do personagem Batman. A primeira vez que vi o cartaz deste filme fora amor a primeira vista, queria imediatamente reunir uns amigos e fazer uma sessão tomando cerveja, muito infelizmente, acabei descobrindo que é um filme considerado perdido. Inspirada ou não nesta mítica película, a Warner/ Dc lançou um longa animado chamado Batman Vs. Drácula.


No comments:

Post a Comment