Tuesday, February 25, 2020

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2020) - Não, obrigado

Você já me machucou muito no passado Warner, eu não acredito mais nas suas promessas de blockbusters leves e descontraídos a moda Marvel. 

"Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2020)" - e eu vou me referir ao filme deste modo ao longo de todo o texto, porque é este o nome dele -, então, como eu ia dizendo, "Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2020)" atiça o meu interesse de ir ao cinema a totalidade de zero.

É uma forma de protesto. Protesto contra o que importa. Contra filmes ruins. 

Eu não vou patrocinar este lixo correndo o risco de incentivar a Warner a fazer mais coisas do gênero filme m*rda.

Mas se for passar na TV, posso até assistir ocasionalmente, sem dar muita atenção ou contribuir financeiramente com tal abominação.

O título: E porque esse título é tão idiota

Se o pessoal do marketing de "Esquadrão suicida" falhou ao não usar mais Batman e Joker - os dois personagens mais famosos do longa - na campanha, o time responsável por divulgar "Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2020)" parece ser ainda mais incompetente.

A começar por este titulo bizarro que tenta ser engraçado, mas falha miseravelmente. A versão lusófona do título parece ser literalmente extraída da original: "Birds of Prey: And the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn".

Nos EUA, os cinemas resolveram dar uma banana a Warner e simplesmente mudaram o título do filme para o mais comerciável: “Harley Quinn: Birds of Prey” - que em tradução literal ficaria: "Arlequina: Aves de Rapina". Um título menor e mais digerível para o expectador médio. A personagem mais famosa da película recebe destaque e Birds of Prey/ Aves de Rapina - uma marca pouco conhecida - ficou pra escanteio. 

"Mas nerd, a Marvel fez de 'Guardiões da Galáxia' um grande sucesso, embora fosse uma marca desconhecida". Não da nem pra comparar, na época do primeiro 'Guardiões...' a Marvel já era uma marca estabelecida e respeitada e já tinha um grande público cativo, sem falar que o primeiro Guardiões é um filme razoavelmente bom.

Interessante é que no Brasil os cinemas já estão divulgando o filme como "Arlequina em Aves de Rapina", deveriam ter feito isso desde o inicio, considerando que a maioria do público brasileira é completamente leiga e geralmente os títulos por aqui tendem a ser mais mastigados, explicando melhor do que o filme se trata, em comparação aos títulos originais.

No Chile e na Colombia o filme é titularizado apenas como "Aves de presa", o que meus poderes de portunhol indicam ser a tradução literal de Aves de Rapina. Mas cadê a Arlequina no título? Bom, pelo menos se livraram daquele subtitulo horrível que me causava sintomas de vergonha alheia.

Na Nova Zelândia e na Irlanda, o balde também foi chutado e o filme foi simplesmente titularizado como "Birds of Prey". Acho que ninguém bota fé na Arlequina, deveria?


A emancipação de uma personagem bem irritante

Não me levem a mal, eu estava discorrendo sobre os erros do pessoal do marketing ao dar nome a criança. Acho que Arlequina/ Harley Quinn mereceria destaque num título, ocupando proporcionalmente mais espaço e aparecendo primariamente e não ao final de um subtitulo que muita gente deve desistir de ler no meio do caminho.

Mas Arlequina, particularmente esta versão, é uma personagem definitivamente irritante, já conhecida de outro filmes desastroso, a qual definitivamente eu não quero na minha sopa de protagonistas.

Margot Robbie é uma grande atriz, mas vê-la interpretando este personagem mal escrito é quase tão ruim quanto ver o veterano Tommy Lee Jones dar vida ao vilão Duas Caras.

Arlequina seria uma ótima personagem periférica, mas não alguém que eu queira acompanhar ao longo da maior parte de um filme. Não faz sentido

E as caracterizações? Talvez se Arlequina estivesse realmente caracterizada como a personagem atrairia maior público. Não só ela. De que adianta ter personagens famosos (?) como Black Mask e Huntress se estes não utilizam seus reconheciveis figurinos? Seria como ter um Dr. Octopus sem tentáculos ou um Homem-Aranha sem uniforme. Não vale a pipoca.

No comments:

Post a Comment